3

GLPI – Desativar usuários que foram removidos AD

 

Fala pessoal ! Tudo tranquilo ?

Passando para tirar o pó do site 🙂 e aproveitando para dar uma dica de “faxina” no GLPI. A ideia é inativar no GLPI os usuários que não existem mais no AD, por questões de organização e segurança.

Procurei em vários lugares se não existia uma forma automática de fazer isso e não encontrei nenhuma documentação a respeito. Fazendo alguns testes descobri uma maneira de executar esse procedimento de forma simples e rápida, ao menos para mim funcionou !

O primeiro passo é marcar a opção para desabilitar um usuário quando ele é excluído do AD. Para ir, é necessário acessar as configurações de autenticação em Configurar –> Autenticação –> Selecionar a opção configurar

glpi-user-sync-1

Após certificar-se que a opção “Desabilitar” está definida no campo “Ação quando um usuário é excluído do diretório LDAP”

glpi-user-sync-2

Apesar dessa configuração estar definida, os usuários do GLPI não ficavam inativos após a sincronizações e importações que eu realizava. Eis a configuração que executei que fez com que houvesse a mudança de status.

Abrindo a configuração dos usuários, em Administração –> Usuários, eu selecionei todos os usuários da lista, cliquei na opção “Ações” e depois “Forçar Sincronização”. Uma vez feito isso, todos os usuários que foram previamente excluídos do AD passaram a ficar como “Inativos” no GLPI.

glpi-user-sync-3

Espero que a dica tenha ajudado !

Grande abraço e até a próxima !

Jr

pt.pdf24.org    Enviar artigo em PDF   

3 thoughts on “GLPI – Desativar usuários que foram removidos AD

  1. Excelente dica!
    Estava procurando por materiais sobre configurações e funcionalidades do GLPI, algo que me ajude a dar um pontapé inicial na utilização da ferramenta, então encontrei essa página e achei suas dicas muito boas. Será de grande valia se você ainda estiver disposto a compartilhar seu conhecimento da ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *